"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Poema cego


Poema cego

Há sempre algo mais urgente,
O próprio umbigo, geralmente.
Não se pode fazer nada pelos cegos;
Não atravessam a rua por preguiça.
O homem é virtualmente deletado,
E humanamente preterido.

A mulher se distancia noutro plano...
Certamente algo soberano.
A atenção não é dada, é dispersa;
E o mundo girando inspira pressa.

Fechados ao redor dum cancro tímido,
O mundo se nos aparece contraído.
Mas é  gigante, imenso, infinito!
Basta observar a consciência limítrofe:
Cada vizinho, irmão, amigo, mendigo;
Cada professor, humano, sozinho, querido...

Ao redor do mundo um questionamento vago...
E ao seu cerne uma centrípeta força!
Nada escapa ao solilóquio e monólogos subsistem.
Não existe o diálogo, mas um monólogo esperando pelo outro.

O mundo infinito está fechado, cercado, sitiado...
Cada consciência em si ensimesmada
Redunda-se ao seu ego, inflado, iludido
Sem ver o tamanho do infinito.

O cego que não atravessa a rua é inocente!
Culpados são os outros, que o deixam de lado...

Estamos todos cegos.

Y.C.O. 14/02/2013

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.