"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

cogitatione, peccatum = pensamento, pecado


cogitatione, peccatum= pensamento, pecado

Santo Agostinho em Cidade de Deus escreve que "o pecado não está na carne, mas no pensamento."

Talvez Sto. Agostinho esteja se referindo à criação...ao pecado original...e para isso vamos ao Gênese (Genesis)...

Quando se fala que o pecado original é o ato pecaminoso carnal há uma confusão... pois, o pecado original, de fato, seria a desobediência (desobedecer à própria consciência, que é boa), e querer se igualar a Deus, cair ( a tal queda). Cair na incitação ao erro (a serpente), crer, imaginar (imagine e "certamente não morrerás", diz a serpente) uma possibilidade outra que não Deus; desobedecer a ordem de comer da fruta do conhecimento... isso quer dizer, não querer conhecer a verdade do espírito divino, mas (d)a carne...

Em verdade, "conhecer" na Bílbia significa o intercurso sexual, o ato sexual... mas o pecado não é cometer o ato sexual, e sim pensar apenas em fazer outra coisa que não adorar o Criador...pensar poder se igualar ao Criador... pensar poder ser tão poderoso quanto Ele detendo a sua Verdade, ao invés de admirá-la por sabê-la impossível de ser alcançada...

Então,  em latim, língua original do manuscrito de Sto. Agostinho, "pensamento"("putabant") pode ser traduzido por, ou ser sinônimo de, "cogitatione", cogitar...cogitar pode ser divagar, imaginar, inventar...criar...daí tentar se igualar a Deus... portanto, este seria o pecado original: desobedecer à ordem divina e pensar poder criar e viver num novo mundo ( o mundo onde apenas se conhece a carne). No entanto, a carne não tem nada de pecado; sem o pensamento ela é inerte.

E para não dizer que a Filosofia não tem nada com  religião...

“Tudo é belo se se faz conforme as regras da honestidade, feio se se faz contra essas regras. O mesmo sucede com o amor. Todo o amor, em geral, não é belo nem louvável, se não é honesto. O amor da Vênus popular é popular também e somente inspira ações baixas; é o amor que reina entre o comum das gentes, que amam sem eleição, tanto as mulheres como os mancebos, dando preferência ao corpo sobre a alma”. Sócrates, no Banquete.


Eis que a desobediência é sintomática:

 "do Budismo: (Dhammapada 20, 376) “Os que obedecem à lei e seguem diligentemente os mandamentos terão serenidade de espírito, alegria e prosperidade. A obediência é o caminho para as boas coisas desta vida e da outra”.

Do Cristianismo: (Mateus 19-17; João 14-31; Atos 5-29; Romanos 6-17; Hebreus 12-9; Tiago 1-22; João 3-24 5-2-3) “O verdadeiro cristão é conhecido pelo fato de que obedece aos mandamentos de Deus. Quem deseja a verdadeira vida, aqui e depois, precisa seguir os mandamentos”.

Do Confucionismo: (Shu-King: 4-3-3; Lun Yu: 20-3-1) “Para obter o favor do céu, devem-se observar os estatutos do céu. Quem reverentemente observa esses estatutos e é obediente à vontade do céu terá felicidade e tornar-se-á um homem superior”.

Do Hinduísmo: (Bhagavad Gita: 18-58-73) “As leis de Deus são eternas, sublimes e profundas. O homem que for obediente a elas será feliz e, depois da morte, experimentará uma alegria infinita”.

Do Judaísmo: (Deuteronômio 7-9-11-1; Reis 8-61; Salmos 25-10; 103-17; 18-119; 47-48; 70-77; 97-101; 112-113; 127-140; 143-163; 167-174; Provérbios 15-5) “Os mandamentos do Senhor são justos e devem ser obedecidos. Desobedecer resulta em castigo, obedecer resulta em felicidade e bem-aventurança. Deus não recompensa os povos e nações que lhe recusam obediência”.

Do Maometismo: (Alcorão 4-124) “Estarei com o crente que ouve a palavra do Senhor e obedece. A lei do Senhor foi dada aos homens para ser obedecida. O castigo dado à desobediência é severo”.

Do Sikhismo: (Japji – 13-14-15; Asa-Ki-War – Pauri 22) “O homem é para Deus o que o servo é para seu Senhor. Portanto, precisa obedecer sempre. Quem obedece terá honra e felicidade e eventualmente encontrará seu Senhor”.

Do Taoísmo: (Kwang – Tsé 12-2) “O homem completo e perfeito é o que obedece sempre à vontade do Senhor”. (p.120)

Do Zoroastrismo: (Yasna 45-50-6) “O Senhor é sábio. O que ele ordena é bom para seus súditos e seus mandamentos devem ser obedecidos. A imortalidade é a recompensa oferecida ao obediente”.



Fonte básica: Suma Teológica IV, de São Tomás de Aquino pág 347 no google books

Tese: A Crise da Filosofia Messiânica, USP 1950)


Interpretações pessoais d De Civitate Dei (Cidade de Deus),  e Confissões, de Santo Agostinho, versão em latim online. Links abaixo de versões em inglês e latim

http://books.google.com.br/books?id=nYFybLCvXggC&pg=PA347&dq=o+pecado+n%C3%A3o+est%C3%A1+na+carne,+mas+no+pensamento&hl=pt-BR&sa=X&ei=_wkbUdD4FYP68gSR1oAg&ved=0CGAQ6AEwCQ#v=onepage&q=o%20pecado%20n%C3%A3o%20est%C3%A1%20na%20carne%2C%20mas%20no%20pensamento&f=false

http://www.gutenberg.org/ebooks/33849

http://www.thelatinlibrary.com/augustine/civ1.shtml

http://etext.lib.virginia.edu/toc/modeng/public/AugCity.html

2 comentários:

Leonardo Brum disse...

Tô fora!

Yco disse...

Não entendi bem o "tô fora", Léo...hehe

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.