"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Shiii: amanhecer ao novo


Shiii: amanhecer ao novo

Retira-se o terno preto, de preferência sem riscos.
Todas as formas não tem medida certa.
Um termo parece solto: "dê preferência": o triângulo.
E a única certeza é o fim da certeza.

As léguas estão escritas em placas verdes.
Os quilômetros encaminharam,
E as rodas automotoras, bicicletas e a pés desapareceram.
Nas noites de antemão sabidas,
a canção pedia para seguir estrelas,
e elas nos levariam ao anonimato:
Todas as constelações lá estão e no entanto não existem.
O seu eterno tempo já passou,
[como os vírus.

Nos cristais virulizados não há vida e há movimento.
Um paradoxo maior da física biológica de lógica desconhecida.
Da vida o movimento precedeu.

Naquelas mesmas noites, a duração padecia de humores;
Se o tédio corroborasse a ideia perderia o acento,
E seria morta pela eficiência e produtividade avessas.

Coloque as vírgulas onde lhe for conveniente, dissera ele.

Mas, devido às incompetências gramaticais do tédio, ele sossobrou.
Ganhou virtudes, erguendo o novo ao pódium.
E no movimento do novo, fez-se.
Entoemo-lo, às vezes.
O tédio também é produtivo, se copiara.

Essa eternidade é agoniante quando a duração é uma desmedida de possibilidades.

Assim arrumadas, as ideias perdidas se caçoam, apregoam peças, pregam sustos
E na maior das calmas da manhã, o som do silêncio pode ser arrepiante.

Então todas as vagas ideias se envergonham ao nascer do Sol.
Somem com a sua ceguidez. E as vagas curvam-se lentamente em respeito.
Parecendo então do novo, os lugares se chocam.
A beleza aparenta única.

Pois, é nos assobios dos primeiros voadores que o silêncio se decompõe.
Cambaleante junto ao mar, recém-desperto.
Logo, logo aquelas desditas ideias reconfiguram-se.
Tornam-se produções e se deletam inverdades:
O silêncio imposto pelo Sol é mesmo genioso:
Shiii!, canta o Sol...
Em silêncio...

Yuri Cavour

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.