"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

sábado, 30 de julho de 2011

Salva-guarda

Salva-guarda

Há com certeza uma sensação no ar:
ou é a leveza ou o próprio pesar.
Sendo o cancro incrustado retifica
e acertivo no alvo o destrói, elimina.

Quanto ao tato, o sentimento não vê.
Tendo em vista, no ato, seu imundo viver.
Maré digna da onda que escorre espuma,
vem consigo forçando a fraca e poluta
água barro de coloração, e enxuta
de querer, sem vontade de verde.

Volvendo à tona vêm o grão fundo:
se credita sucesso, engana o sujo
enquanto limpa o dano causado antes,
contamina um brusco ofuscado. Nado,
em vão, para a praia sentir o cheiro
que de longe faz alusão ao contrário
e contido no sumário do sempre temido.

O odor deixa marcas no fundo assoalho
e enferruja o mastro, que indica ao norte
se é boa ou má a que esvai apenas por sorte.

Nuvem espessa, cinzenta, recoberta de raios;
neblina confusa, desrespeita as veladas
ou investidas em um relâmpago, gotejos.
O horizonte não mais existe, nem eu o vejo;
tão de pressa quanto duradouro, desaparece.
Similar ao peixe esguio, a ajuda, enoitece:
há, decerto, um misterioso que a noite traz
para encontrar com o singelo medo fugaz.

Nova onda de aurora limpa e incadescente.
Sol à bordo, à pino e outrora incessante.
Outorgado o dever do direito sobre a vida,
a alta glória, sozinha, clareia verticais águas,
maiores que antes que náu mais defraga.

Não afoga ainda pela bêbada náusea.
Serve agora à embebida na alma.

Vencida a vontade resta a calma
certeira, flutua onde uma pobre ilha
Avistada se precipita, e serve à quilha.
À calhar, o rochedo se importa simplista.
Encalhar é ter medo da razão translúcida.

Se tranparente não é bom, que sirva adiante.
O próximo pode não haver, intencionalmente.
E o lograr, sem convictos combatentes,
denota viés a forçosos e valentes.
que ostentam ser algo, mas apenas em mente.

Yuri Cavour
25-09-07

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.