"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Paradoxo da vida

Paradoxo da vida

Do nada veio o tudo, são opostos porém:
o tudo resultará em nada, no entanto.
a vida não é nada, mas é tudo;
o nada não é tudo, mas é a vida.
os opostos se atraem para se degladearem.
os negativos e os positivos se aturam.
Pois, unidos, perduram
e se neutralizam.

As diferenças, quando juntas, somem,
somam.

As semelhanças, lado-a-lado, idem.
Grandes distâncias são espaços vácuos,
Grandes vácuos são distâncias juntas.
A proximidade que os separa
também, em termos, os iguala.

Aglomerados se afastam e aproximam-se
Dos constelados e dos semi-invisíveis,
De claras estrelas e escuros buracos.
Surgindo e engolindo participam
do simples complexo inexplicável
em um contexto incoercível.
E nada sendo simples, e tudo complexo,
nada pode ser mais complexo que tudo
e tudo pode ser mais simples do que nada.

Mas, nada e tudo sendo a vida,
Não é possível ser simples e explicar tudo
e é possível ser complexo e não explicar nada.
Quando nada é igual a tudo,
de tudo não sobra nada
e de nada sobra tudo.
A vida, contudo, sobra;
E a morte, de nada, vinga.
A morte é o paradoxo da vida,
a vida a antítese da morte.
A vida, enquanto foge da morte, se aproxima dela;
A morte, temendo perder o gosto da vida,
colabora para que sempre haja ela...
a vida...

A vida vencendo a morte,
a morte convencendo a vida

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.