"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Afinal, a que distância estão as sondas Voyager 1 e 2 da Terra?

Afinal, a que distância estão as sondas Voyager 1 e 2 da Terra? 17 ou 160 bilhões de km.? Será possível que em menos de um ano elas viagem quase 100 bilhões de Km? Acho que não...

"Sonda Voyager chega perto da fronteira do Sistema Solar...
14 de dezembro de 2010 • 09h23 • atualizado às 10h00
A sonda espacial Voyager 1, lançada há 33 anos, está perto da fronteira do Sistema Solar. A 17,4 bilhões de km de casa, a sonda é o objeto feito pelo homem mais distante da Terra e começou a identificar uma mudança nítida no fluxo de partículas à sua volta. ...

A Voyager 1 foi lançada no dia 5 de setembro de 1977, enquanto sua sonda gêmea, a Voyager 2, foi enviada ao espaço pouco antes, em 20 de agosto de 1977. O objetivo inicial da Nasa era inspecionar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, uma tarefa concluída em 1989.

As sondas gêmeas foram então enviadas na direção do centro da Via Láctea. Abastecidos por suas fontes radioativas de energia, os instrumentos das sondas continuam funcionando bem e enviando informações à Terra, apesar de que a vasta distância envolvida significa que uma mensagem de rádio precisa viajar cerca de 16 horas. "
retirado de http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4842692-EI301,00-Sonda+Voyager+chega+perto+da+fronteira+do+Sistema+Solar.html


Mas, na notícia, mais recente:
"No limite do Sistema Solar, sondas acham bolhas magnéticas...
09 de junho de 2011 • 18h58 • atualizado às 20h02
Sondas estão a cerca de 160 bilhões de km da Terra"
Retirado de: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5178487-EI301,00-No+limite+do+Sistema+Solar+sondas+acham+bolhas+magneticas.html e de: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/06/09/confins-do-sistema-solar-tem-zona-de-turbulencia-magnetica/


Vejamos: 1h. tem 3600 segundos. 16h. tem 57 600 segundos.http://www.blogger.com/img/blank.gif

Se as ondas de rádio demoram 16 horas para chegar, sendo a velocidade delas igual a da luz, ou seja, 300 mil km por segundo, em 10 s. a onde de rádio percorre 3 mi. de km.; em 60 s. 18 mi.; em 3600 s. 1080 milhões de km ou 1,08 bilhões de km; em 57600 s., 17.280.000 km. ou 17, 28 bilhões de km até a Terra. Ou seja, as sondas Voyager estão a cerca de 17 bilhões de km da Terra.

Em inglês, encontrei que a sonda Voyager 1 está a cerca de 10,5 bi de milhas da Terra, ou seja, a 17 bi de km . veja: http://www.dailytelegraph.com.au/news/weird/have-aliens-hijacked-voyager-2-spacecraft/story-e6frev20-1225865566982
1 milha = 1,614 m.

Contas retiradas de: minha cabeça.

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.