"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Que é educar

Assim como em inglês, em português o verbo ducere (conduzir), latim, deu origem às palavras: duct (duto), duke (duque), educate (educar), produce (produzir), Conduzir, etc.

Porque a educação é importante, porque os duques são importantes? Porque em última instância educar alguém é ajudar este alguém a pensar de sua melhor maneira possível, alcançar o seu melhor, em uma interpretação que concordo mais. E, segundo uma explicação mais formal (também encontrada na internet):

"education / 'educar' vem do latim educare, por sua vez ligado a educere, verbo composto do prefixo ex (fora) + ducere (conduzir, levar), e significa literalmente 'conduzir para fora', ou seja, preparar o indivíduo para o mundo.
É interessante observar que o termo 'educação' em português [de Portugal?] possui uma conotação não encontrada na palavra 'education' do inglês. Enquanto que em português a palavra pode ser associada ao sentido de boas maneiras, principalmente no adjetivo 'educado', em inglês educated refere-se unicamente ao grau de instrução formal."

A origem, ou transformação, das palavras é importante, ainda que nem todas as palavras tenha sua origem tão bem conhecida ou presumível. É importante porque saber expressar-se é importante. E isto é importante porque a compreensão é importante. A compreensão é importante principalmente para haver diálogo. E o diálogo é o que em termos finais permite a vida em sociedade. E esta lição chega até as relações políticas internacionais, numa viagem mais profunda, melhor dizendo, num grau mais denso de abstração.

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.