"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

domingo, 19 de setembro de 2010

cultura mundo

Cultura Mundo

O rito é baseado no mito. O mito não pode ser contestado. Hoje não se crê em mitos e ritos, crê-se?

Se o homem não consegue perceber a diferença entre ele mesmo e o mundo externo, ele cria o sobrenatural. O homem crê que o mundo sobrenatural tem uma existência independente do homem, e do mundo externo, porque não consegue perceber que ele criou o mundo sobrenatural por simbologia, ou simbologização. E é claro que para compreender isso tudo é preciso a linguagem, o discurso articulado e a crença, retumbando, de que somente a linguagem é capaz de criar coisas originais, humanas.

Então, a própria cultura humana surge por um discurso articulado, oriundo da capacidade humana única de simbologizar. Cultura não é comportamento, nem objetos físicos; não é o material, nem o abstrato, não é nem espiritual, nem substancial, nem insubstancial. Cultura é aquilo próprio do homem, do ser-humano que não é passível de definição por ser demais complexo e simples em simultâneo. Cultura é paradoxo. Ideias contrárias que se chocam e produzem algo, se difundem. Imiscuem-se. Reproduzem-se. Chocam-se de novo. E criam de novo. (Crendo no difusionismo); Não há cultura sem interação? Há, porém tende a ser involuída. (Sendo evolucionista). E a cultura, afinal, está por toda parte? Vamos estudá-la, sejamos funcionalistas, ou estruturalistas!

Antropólogos culturais, ou sociais, biológicos ou arqueólogos, devemos estudar e ir a campo de todo modo? A prática conduz à perfeição? Ou a teoria conduz à perfeição? A teoria também é uma prática. Anotou-se. Mas a perfeição não existe, verdadeiramente. Existe o imperfeito, e eis aí a perfeição do conceito. A perfeição é conceitual apenas. É criada por um discurso, que dita as regras, emula a moda, simula a realidade, ou denota o deslumbre humano, tipicamente humano.

Com exceção para Deus. O não-conceitual, evidente.

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.