"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

sábado, 7 de novembro de 2009

Umas vírgulas

Umas vírgulas

Sim, todas as comparações são idiotas
tanto quanto as letras e as notas
São mentiras e incertezas juntas
As próprias pedras se acumulando
As parcas gramas se avolumando
O tamanho não importa, e o peso
Não existe e insiste que há

Mas é inútil o fim, é reticente
Intuito que gera dúvida
Confusão que mistura
Por que se perguntar por coisas tolas?
Porque não existem tolices
Porque as respostas são sempre cruéis
Por saber mais, erra-se mais.

É preciso não se espelhar e ser o espelho
Force ao máximo sua curva até quebrar
Os pedaços formados são como esperanças
Voam a distância que lhes é peculiar
Parecem sempre infinitos e complementares
Nunca pare e pense e compare e compense

Toda a trajetória é um desvio padrão
Para onde quer que se olhe há trechos
inundados; os brejos são atoladores.
Secos, os aqüíferos matam o assíduo
Perpértuo, em busca do silêncio.

Silenciar a sede não é matar a fome,
É alimenta-la.

Satisfaz a própria ira ao dif-ama-la.
Compenetra no eixo tronco aumentando-o.
Esmera nos outros o seu explendor.
Persegue um que busca a recíproca.
Tenta em vão falar de tudo e cansa.

Para que tantas metáforas e direções?
Por que tantos golpes indiretos e sãos?
Porque é preciso respeitar quem respeita;
E preciso é interpretar quem não inventa.
Taxa e tocha, fogo e dívida:
Há quem pague, há quem cobre,
há quem ganhe e quem roube.
Sendo como o espelho, só se reflete.
Se quer ser refletido, ou entra em cena
Ou aparece iluminado, ou pensa que pensa.

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.