"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Em Guarda

Em Guarda

Atiram calados e, irriquietos,
Postulam maneiras de escapar.
Ostentam prazer em pouco espaço,
Emergem sem fôlego de tentar encontrar
o lado de fora que os separa do crível,
no ponto que aguardam um princípio.
Almejam falar ao mundo e ao espaço
que querem mais alto o rarefeito
gás abrangente exclusivo a viver.
Mas, eminente excluído é o ser
Quando, desprovido de escudo
Para uma briga contra o aperto,
Tenta livre sentir o novo.

Expresso é quente e amargo;
Espesso e expele o pigarro;
Atira na mira que ontem almejava
E achava incerto; a bala de birra
Engoma a borracha, que apaga.
Só briga exposta à raiva.
Respira fundo até a nobreza
Esvair-se do caldo distinto
E urgir depressa o instinto,
Que atroz é se necessário.
Porém, sempre hostilmente passivo,
finge que inflinge o certo errado
e certo está que almeja o alvo,
errando, por pouco, de propósito,
para não derrubar em um só golpe
e fazer com que o veneno prove
Da cobra, que transforma senil
em desprovido de etílico flavor,
humanamente ao estilo ator.

Atua e é autor da peça real.
Trespassa solene o mal
e abraça a angelical
certeza errada da paz,
Esta coexiste apenas se aguerrida
está à guerra, que a faz existir.
E paradoxo estranho pode aferir
a dor provocada pela busca incessante,
causada pela ferida certa do errante
do sistema correto, e que se importe
e porte e dê igual modos aos mesmos ocultos
equívocos causados pelo ditado ousado:
um que apresenta o fim no começo
e sustenta o incólume adereço
que é o meio o príncipe culpado
pelo começo errado e fim justo-posto.

Yuri Cavour

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.