"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

sábado, 7 de junho de 2008

Pensa-se demais

Pensa-se demais

Parece que nada distante, e longe
enxerga um vulto sinistro, um medo.
Acredita em tudo que surge, e cerca.
Faz cara de sonso, indiferente, tolo.
Percebe que sempre ostenta um ar
sem sentir inalado o seco sustento.

No escuro, fecha os olhos por ver
sombras que movem-se em círculos;
Vendados os sentidos, só resta a mente.
Imaginação fértil, mas com uma clareza:
se está cerrado não pode ser real;
Se entreaberto, talvez fique a dúvida.
No entanto, é bem certo que há algo
errado ou incômodo junto, ao lado,
tão próximo que encosta, sem tocar;
imensurável, ao ponto da escala mudar.

Para o tamanho daquilo não há cura,
o remédio é o sinismo da dor pura:
abranda o fogo com água e álcool;
move os montes que em si escalam;
separa as juntas das portas fechadas;
e cobre o vazio da tampada saleta.

Na tampa de cobre permeia um raio
por onde se deixa transpor o feixe
de iluminação míngua, mas extrema!
Espelhos refletem, mas distorcem.
Tapetes enfeitam, mas recobrem.
Todas as redundâncias se (re)encontram...

A imagem real deve ser secreta
pois, se um qualquer saber desperta,
a ira seria tamanha e inigualável!
Pressintindo a vez da troca imposta
é melhor mesmo sair de sua rota
ou tentar mantê-la estreita, ainda?
Faria com que se sentisse sozinha
ao lado de todo o resto? e a nata,
as sobras, só servem para iludir?

O conteúdo é menor que o contêiner.
Então, não se pode caber no aperto
porque o aconchego fica evidente.

É mesmo o nervosismo a causa da íngua.
Não há palavras boas que molhem a língua
para temores como os estranhos andarilhos.
Ao tempo da cura, a dura sentença aumenta;
no prazo que consta só é boa se lembra.

Precipitado que irriga tanto quanto avisa:
dará um jeito por ter pretenções boas;
logrará êxito porque não existe à-toa.

Y.Cavou p/ Alguém(a)

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.