"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Homo sapiens versus Neandertais versus Clima

Homo sapiens pode não ter gerado a extinção dos Neandertais, como supuseram alguns cientistas; a verdadeira causa pode ter sido o clima.

Erupções vulcânicas há milhares de anos devastaram os Neandertais na Ásia Ocidental e na Europa, relatam antropólogos na publicação “Current Anthropology”.

Naomi Cleghorn, antropóloga da Universidade do Texas em Arlington, e colegas, estudaram um assentamento de Neandertais na cordilheira do Cáucaso, no sudoeste da Rússia. Eles conseguiram identificar cinzas vulcânicas de duas erupções distintas, que ocorreram na região entre 45 mil e 40 mil anos atrás.

Recentemente, um estudo separado descobriu que houve outra grande erupção vulcânica na Itália há 40 mil anos, numa região também ocupada, na época, por Neandertais. Na ocasião, nossa própria espécie estava principalmente na África e no sul da Europa, áreas menos afetadas pelas erupções. Os Neandertais estavam concentrados na Ásia e na Europa.

“Os primeiros humanos modernos, mesmo que houvesse algum deles nas áreas afetadas, tinham populações também em outros locais”, disse ela.

Aproximadamente dois mil anos após os eventos vulcânicos (embora as datas exatas não sejam conhecidas), parece que humanos migraram para partes da Europa anteriormente ocupadas por Neandertais, dizem os antropólogos. “Gostaríamos que as pessoas examinassem mais cuidadosamente outros locais de Neandertais, para buscar com maiores detalhes indícios de eventos como este”, afirmou Cleghorn.

Com base no que os cientistas sabem atualmente, uma extinção relacionada ao clima é mais provável do que um fracasso numa batalha de inteligência entre Neandertais e humanos, segundo ela.

“É realmente difícil argumentar que eles não eram tão bons em obter recursos como os primeiros humanos modernos”, disse ela.

Tradutor:
Pedro Kuyumjian

fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/10/12/a-grande-derrota-dos-neandertais-foi-para-o-clima-e-nao-para-os-humanos.jhtm

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.