"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Marxismo de direita

Marxismo de direita?

Marx era totalitarista? Não. Acho que é essa confusão que estão fazendo no caso de chamarem o nazismo de esquerda ou de semelhante a comunismo. Não se prega a e
liminação simbólica das diferenças, mas sim a econômica. Isso que entendo do Marx e do marxismo mais ortodoxo. Marx mesmo fala (estou parafraseando!) que em um sociedade igualitária você pode ser pescador de dia, padeiro à tarde e jogar futebol à noite! Quer dizer, todas as contradições e desenvolvimentos políticos, sociais, culturais imbuídos no ser humano teriam espaço e seriam admissíveis, possibilitadas justamente pela "liberdade de" e "liberdade para". ... O totalitarismo é o oposto... a centralização estatal institui não apenas a igualdade social pela economia mas também pelo pensamento... daí podemos dar como exemplo o impedimento do pensamento diverso, da diferença, da falta de liberdade... logo, a inflexibilidade, o conservadorismo e o pensamento não crítico: a bitola.... alienação em larga escala!... Daí o risco também de Hitler e Mussolini decaírem em Maduro (Chavez) ou na Coreia do Norte... o perigo é confundir a censura à imprensa e a diversidade de pensamento e liberdade política com liberdades liberais não meramente econômicas... sem atomização e individualismo, no entanto.

17/08/2017.

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.