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terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A crise e a corrupção: sistemas atávicos ou atavismos sistêmicos

A crise e a corrupção: sistemas atávicos ou atavismos sistêmicos

                “Crise política!” Lê-se nos jornais. “Crise econômica...” Já está na boca do povo. Ocorre que ambas as crises são sempre momentâneas e oriundas de uma falácia do sistema, e de uma falácia sistêmica: a crise política parece encadeada por fatores relacionados à corrupção e ao mau uso do dinheiro público por parte de governantes e a crise econômica é a ela ligada e à quebra de empresas e de confiança. Acontece que para a balança ser equilibrada são precisos pratos adjacentes com pesos idênticos: se há o corrupto, há o corruptor; se há distribuição de riquezas das massas, há quebra de maciços do capital. Ocorre, ainda, que o meio muda a velocidade de propagação da mensagem. E o meio no qual se encontram corruptos e corruptores é líquido, enquanto a vida geral pulula pelo ar, sólida. A velocidade das trocas das mensagens nos meios é descompassada, e no meio do caminho informações são distorcidas e/ ou perdidas. As medias também têm seu papel crítico. O crítico crítico melhor seria. Logo, as crises ocorrem quando os atores políticos mais poderosos estão insatisfeitos e exageram na ganância.
                 Numa palavra, para manterem-se em seus meios, políticos corruptos e corruptores do sistema atuam de forma coordenada e em sintonia jamais imaginada por aqueles de fora do meio menos lamacento, nas bolhas de ar. O sistema político-capital é engrenado e não enredado. As trocas em rede direta inexistem e perdem conteúdo e validez a cada mudança de meio. O sistema entra em crise graças à pontos fora da curva, e à peixes fora d’água: aqueles que de alguma forma desobedeceram alguma regra de conduta tacitamente aceita. Os seres normais desta história são seres que se adaptaram para sobreviver em meio aéreo, e de fato apenas isso fazem: sobrevivem em bolhas. Sentem falta de mais ar e pensam que não têm muito tempo: têm pressa de viver. Enquanto que a classe dos seres engrenados mantém-se viva porque, no mundo líquido de práticas de lógica capitalista em que todos vivem e que dominam como peixes, a política se mercantilizou. O que era privilégio de poucos se tornou desejo de todos: a política ligada ao capital perdeu qualquer viés, se deturpou. Estão engrenados políticos e capitalistas e estão desengrenadas as pessoas normais. Assim, temos uma constatação e um paradoxo.
                Percebe-se que exatamente quem tem mais pressa pelo fim das crises à vista ou mediatizadas somente as visualiza extemporaneamente, quando a mensagem muda de meio e pede solução para crises do e no meio líquido. Este por sua vez é composto de seres normais mas que se tornaram especiais, políticos, e diferentes dos peixes fora d’água das bolhas, são aves que têm longo fôlego para, depois de observar em planos de voo, mergulhar em tal meio líquido e caçar suas presas, com o intuito de sobreviver e poderem então retomar ou aproveitar a vida aérea - para ficar com uma primeira imagem. Aqueles que vivem nas bolhas, portanto, pela diferença da velocidade de propagação da mensagem nos meios distintos demoram a perceber a gravidade da situação e de forma desorganizada tentam buscar soluções, as quais seriam paliativas ou reclamação ad infinitum caso não politizadas à contento.
                Ocorre, no entanto, que tais crises são criadas artificialmente e real-conjunturalmente somente dentro deste sistema-mundo-líquido onde as classes políticas deturpadas têm um valor para fazer continuar a rodar as engrenagens do sistema onde o aparato do Estado tenta minimamente controlar os movimentos do capital. Mas este estando presente num mundo paralelo, virtual, sem fronteiras, pode, a qualquer momento, migrar se não encontrar as condições favoráveis para a sua vida e manutenção: com os fluxos de capital há também os fluxos de pessoas. E tudo isto faz com que os Estados sejam também benfazejos ao capital, pois creem que este faz girar o-mundo-como-o-conhecemos e minimamente querem manter as pessoas ordenadas. O capital é o peixe-ave da primeva imagem. É onipresente.
                Em uma outra imagem, o capital é como um timão, e os políticos são marinheiros ou marujos mais ou menos experientes, e as pessoas normais... bem... já assistiram (a)o Titanic (1999) e jogam-se na água fria torcendo para a sorte. O Titanic é o sistema do capital, por onde navega, opera e manobra o capital. Nesta outra imagem, o capital atua numa quádrupla-fronteira: navio, timão, oceano e mapa do mundo sem destino fixo. Quem controla o timão deste navio tem que ler o mapa do capital, ver o que dizem suas coordenadas e ainda tomar cuidado com os arrecifes, icebergs e outros acidentes naturais e aumentados do capital, evitando ainda severas tormentas, instabilidades artificiais e naturais, crises, em uma palavra. Nesta imagem, os marinheiros-timoneiros-políticos para garantirem a vida de suas tripulações e as suas ficam de mãos atadas com o capital, e sempre atuam vislumbrando a previsão do tempo, feitas por analistas politico-econômicos, analistas do mercado do capital.
                Então, o capital faz acordo com a classe política e a classe das pessoas normais para ser sustentado e fazer crer que deve sê-lo, tanto pelas pessoas normais quanto pelos políticos. Estes dependem da sua sobrevivência enquanto políticos e aquelas são levadas a crer que a culpa das crises é justamente de seus representantes, quando tais representantes, na realidade, são pessoas normais, mas que se tornaram especiais, pois, políticos, e escolheram quase todos se aliar à classe do capital, seja por ideologia e crença de mudança pela infiltração ao meio, seja por conhecer as benesses do bem-viver do puro capital. Desta forma, os atavismos sistêmicos são consolidados e surge um paradoxo que retroalimenta crises: a corrupção é vista como vilã máxima de todas as classes. A visão dentro e fora das bolhas está embaçada.
                Quer dizer, diz o paradoxo que é a própria corrupção a moeda de troca para fazer valer, para fazer continuar girando a engrenagem no sistema engatado e ela é cegante: para movimentar o timão e rodar o mundo são precisas mãos e pensamentos coordenadas na direção. E com o sistema engrenado em seu perfeito funcionamento há a criação de desigualdade, com aumento da pobreza, redução de salários, perda de direitos, precarização trabalhista, leis cada vez mais protetoras dos de dentro do sistema líquido e excludentes aos de fora, e esquemas se aperfeiçoando aos encalços das leis populares ou ordinárias. O paradoxo do sistema líquido diz-nos que quanto mais as leis tentarem ir atrás dos corruptos, mais estes se especializarão em fugir delas, pagarão bons advogados, protelarão, aperfeiçoarão as técnicas para burlar as leis e se aliarão aos detentores de capital corruptores, para pedirem dinheiro em forma de lobby, propina e corrupção com o respaldo de aprovarem leis beneficentes a ambas classes: a manter a ordem atávica do sistema. Não há saída dentro do sistema.
Então é explicado: a reprodução do sistema só acarreta mais crises, estas são oriundas de vaidades e malfeitos, e se são buscadas soluções em outros meios, pelo ofuscamento de visão, demora e desvio da mensagem e expertise inerente acabam por beneficiar em contrapartida aqueles que se dizem representantes do povo, mas que na verdade atuam mancomunados ao capital e de forma atávica: não é à-toa que existem heranças políticas e econômicas. Herdeiros de famílias políticas e de detentoras de capitais se revezando à baila do poder. Assim, a solução para as crises de fora e de dentro dos sistemas dos Estados do Mundo, sejam eles democratas, republicanos, monarquistas, legais, líquidos, gasosos, sólidos ou airosos é apenas uma: soluções internas nos meios internos e influências recíprocas nos demais meios que deixem uma coisa clara: a preservação do status-quo é a permanente ordem do dia. Em mundos mais progressistas, só se pode mitigar os atavismos sistêmicos; em mundos mais fascistas, criam-se heróis salvadores de pátrias.


12/6/2016

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Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

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Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.