"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

domingo, 11 de agosto de 2013

(In)conveniente aforismo ou tautologia silógica


(In)conveniente aforismo ou tautologia silógica

Seu espírito adormecido clama,
Vontade não é coisa do espírito, mas da chama!
Chama da vida! Centelha ou fagulha, sopro ou conselho.
Conceda-se! Consiga! Siga! Pare! Diga! Expila!
Obedeça ao sinal de respeito.
E ao peito brade forte:
Vencer é vingar vilões!,
e saber porque você vence quando descobre.

Cobrir é ocultar.
Nada oculto é justo, tampouco o culto.
Por isso o disseminar.
Propagar a verdade da palavra ontologosófica.
A verdade está em alguma parte, mas é inútil pensar, lembra-nos Clarice,
Não a descobriremos e, no entanto, vivemos dela.
Vivemos de mitos. E ritos.
Ritos confirmam mitos.

Mas sem mitos não há vida.
Amor, Verdade, Justiça. Vida.
Descaminhos da razão
Renitente-cissípara.

A razão se partiu nos itens do amor.
A razão é partida. Por isso há brusca
Busca à sua alma perdida.
Por isso tem de se conectar de novo.
Para isso é preciso foco. Ou fogo.
Visão, vislumbre. Imaginação. Centelha.
E gás nobre para manter perpétua e acesa.
Ou milagre.
O milagre é a própria vida.
Um absurdo em si e para si.

Então, não veja a paisagem como miragem.
Admire! Contemple e agradeça!
Agradecer é dar graça! Dar graça à garça.
A vida se resume à garça.

Voa solene e a sós.
E encontra seu caminho para casa todos os dias.

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.