"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A verdade é limpa, preta e branca.

A verdade é limpa, preta e branca.

Toda e qualquer acusação deve ter fundamento. Acusações sem fundamentos são oriundas de pessoas maliciosas, com intenções segundas ou enganadas. Tome muito cuidado com suas afirmações, pois elas podem ser emitidas com um tom e interpretadas com um outro tom. E este último tom tem uma potência maior quando é diferente do primeiro: quando é verdadeiro.

Quando ouvimos, lemos ou falamos algo devemos ter em mente que aquelas palavras captadas ou proferidas não necessariamente estão em sintonia com os fatos, crus. Algumas palavras podem ser acrescentadas, outras podem servir de sinônimo exagerado, exageiros de linguagem podem ser cometidos pois tudo isto faz parte de um conto de um bom orador e/ou escritor. Porém, quando uma nota é inventada, com o intuito único de enganar as pessoas e prejudicar outras pessoas, e sem o menor compromisso e responsabilidade para com a verdade, deve-se constatar que há algo muito errado: há mentira no ar.

De fato, mentir é também um recurso de linguagem. É um recurso sujo. Um recurso baixo. Um recurso daqueles que não tem qualificação suficiente para fazer algo sério e preferem utilizar o recurso jamais cogitado pelas pessoas probas. O mentir é tão estúpido que não se reconhece. Não conhece o velho e verdadeiro dito popular, a saber, "mentira tem perna curta". Para ficar mais nítido ainda, o dito popular quer dizer o seguinte: aquele que mentir será descoberto, cedo ou tarde. Em outras palavras, a mentira não consegue ir muito longe, pois, uma hora ela esbarrará na fronteira máxima, a fronteira da verdade.

Agora que a mentira foi descoberta e que está nua, ela se vexa. Se envergonha. Fica tímida e se esconde ou se encolhe. Recua para o seu canto, sujo. Sujo porque ninguém quer se intrometer a limpar. Sujo porque gosta da imundice e baixaria. E, principalmente, sujo porque quando teme por aquilo que cometeu, tenta inverter a mancha do papel e utilizá-la para criar manchas desordenadas, incoerentes, falsas, mentirosas. Não tem a cor e a cara da verdade.
A cor e a cara da verdade é limpa, preta e branca. Limpa porque o texto não tem baixaria,sujeira que significa mentira, no caso. Preta porque a tinta da impressão foi essa e branca porque essa é a cor do papel A4 utilizado. Portanto, antes de espalhar sujeira pelo ao redor, antes de ludibriar as pessoas, passe um pouco de óleo de peroba na cara de pau da mentira. Pois assim ficará brilhante e com uma melhor aparência e, melhor ainda, ficará evidente que tudo aquilo que ali está descrito é uma mentira lavada, a óleo de peroba!

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.