"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Escrita é desordem

Escrita é desordem

Será a poetisa, ingênua, a dona dos sentimentos?
Carrega ela, sozinha, as noções e as culpas?
Responderemos aos poucos
pois respostas simples são dúbias.
Afirmando-se a certeza se interroga
a fraqueza e fica exposta
a ferida, que não gosta
de ser tocada
e posta à prova.
Não é desejo do desejo desejar.
Não é o sentido das ondas se quebrar.
Não indica posse o tomar por decreto.
Uma tentativa não justifica um gesto.
Uma prerrogativa não implica um ato
De uma escolhida pelo acaso
E direcionada por uma perdida flecha.

Sem perspectiva desenhada, sorteia-se,
Fazendo o efeito drástico ser imediato
E a falta de alternativa uma escolha
Do pensamento, abstrato a uma folha.
O enaltecer dos inanimados
Torna tudo tão vivo;
E, sem mais adjetivos,
As grandes estátuas aparecem.
Lembrada, pelas letras, de seus fatos
e pelas escritas de suas vidas.

Mas as pequenas não são glórias,
São detalhes. E pedaços do pedaço.
São minúsculas sem acento grave,
Não lembradas até que haja um embate
de letreiros e letrados, em recíproca:
aumenta-se a importância do conjunto da obra
à proporção que se diminui a harmonia
do indivíduo pensador solitário.

Foi Preciso, e não Foram Precisas, umas horas ao feitio,
para anotar as anedotas do deslumbre,
e recolher as ânsias dos leitores,
Acolhendo as dobras e as premissas:
Resguarda-se a psique sedenta
desfomeando a índole direta.

Antítese que confirma a cisma:
Opostos pelas idéias utópicas,
compostas dos ideais dos erros,
melhores em não assegurar mais nada
para não deixar cair-se em medos
e enganar quem, sem radar,
persegue a verdade nas páginas
[de vaidade.




Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.