"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

sábado, 10 de setembro de 2016

Afinal, para que mundo vão os pensamentos?

Resumo da teoria do todo : o emaranhamento de partículas e o inconsciente coletivo têm em comum o fato de haver influência comportamental de objetos de um mesmo sistema. Humanos e sua psique constituem um sistema.  Partículas e seus pares emaranhados, outro sistema.
Uma modificação de algo de um lado do sistema provoca uma reação equivalente no outro lado  correspondente: a informação não se perde, ainda que seus dados sejam brutos e que um operador seja necessário pra decodificar: na mente, a linguagem operando; nas partículas as propriedades quânticas se fazendo valer.

Em detalhe, há a teoria de que para cada partícula há uma antipartícula correspondente( de propriedades idênticas mas invertidas, e invisíveis). E isso lembra o funcionamento da mente , de sua estrutura. A imagem de si e a sombra ; O consciente e o inconsciente (e o pré consciente): de propriedades idênticas mas invisíveis e invertidas.

Assim, o mundo invisível das partículas e antipartículas(partícula e partícula par, melhor dizendo) e o dos estágios  de consciência têm ideias bem similares quanto à sua formulação  esquemática.

Quanto à encarnação, o entendimento é similar: a cada encarnação um inconsciente coletivo viria junto. A realização da tomada de consciência seria uma encarnação. A tomada de consciência seriam essas forças pré-conscientes, advindas do inconsciente coletivo( portanto, do sistema do mundo humano de interações psíquicas) traduzidas pela linguagem, (falada, escrita, emocional) possibilitada, portanto, pelo pensamento racional e pelas emoções, sintetizada e operacionada na estrutura da mente.

De fato, ver a proximidade do inconsciente coletivo antropológico ao inconsciente constitutivo da estrutura da mente não é coisa das mais difíceis. Mas sim, ver aí o emaranhamento quântico que são elas!

Acho que se pensarmos nas leis de conservação de energia (nada se cria, tudo se transforma), fica mais plausível o entendimento: Afinal, para que mundo vão os pensamentos? E os pensamentos vãos? ;p








Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.