"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vida poeta

Vida Poeta

Sem exagero ou sentimento não há poesia.
O poeta não é matemático ou lógico,
Apenas nota e anota os fatos da vida.
Mas sem ser contraditório, supõe:
Os paradoxos e falta de lógica,
A lógica da vida paradoxal;
A ilógica da vida paradoxal.

Anotar a vida não é fácil; notá-la é ridículo.
Em tudo há vida, um absurdo.

Perceber a lógica da vida é admitir o absurdo:
A vida da lógica paradoxal ou
O paradoxo da vida, ilógico, é absurdo... como segue abaixo...
Quando se quer crescer, se quer encolher.
Porque quando crescemos, encolhemos:
Se crescermos a cada instante, seremos maiores do que somos no presente e menores do que seremos no futuro."...para crescer é preciso encolher, simultaneamente", a Alice anotou.

Mas nosso crescer é metapoético, não metafísico.
O sentido poético, longe de somar ou subtrair palavras vãs,
Sem querer multiplicar ou dividir sentimentos, esquece as funções
[lingüisticas.
Apenas se atém ao que supõe quando vê moral ou ética.
Apenas propõe o pensamento quando não as vê.
Aquelas semi-deusas orientam o poeta, sem iludi-lo.

Assim, o poeta não segue as operações básicas da matemática,
Também não se orienta pela ilógica do paradoxo;
Mais do que somar ou subtrair, pensar, propor ou impor, ele compõe.
E abrange numa só linha funções várias, metapoéticas.

Mais em função da vida breve, do tempo escasso, ele não vive.
Menos absorto ao pensamento, ilustrando o sentimento, ele não vive.
Vive reparando,
Vive discretamente.
Quer sim anotar o susto, anedota do deslumbre.
E quando faz a Vida, assim escrita, cria, como um deus.
Sem pretensão, causa e efeito.


Yuri Cavour

Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.