"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

domingo, 16 de novembro de 2008

Pibs

Será que a base de conta do PIB de todos os países do mundo é igual?

Há métodos de equivalência? Isso é um dos maiores e controversos e paradoxais e emblemáticos e esquece todas essas palavras porque nenhuma delas expressa o que eu quero realmente dizer,a palavra certa é: importante. Recomeçando: Isso é um dos mais importantes quesitos a se analisar. Ou é uma conspiração-não-pensada, que acaba por se tornar real pela falta de conhecimento básico sobre o assunto de alguns, ditos, analistas.

Quando uma pessoa fala que o crescimento do país em relação aos outros está pequeno, comparando os números, ela não está demonstrando nenhuma forma de conhecimento superior. Pois, saber que crescer 2,5% é mais do que crescer 2,2% é fácil, o difícil é analisar se os métodos e bases de cálculo são os mesmos nos comparados países.

Se um país não conta na base de cáculo de seu PIB o imposto de renda das empresas, pode ser que comparado a um outro país, que conte em sua base de cáculo o IR das empresas, o resultado não seja proporcional. E não será mesmo. A forma de equalizar o crescimento médio relativo desses países é, só, comparar o crescimento do PIB com uma mesma base de cálculo, uma base comum que compare exatamente os mesmos termos, como: se o país inclui ou não a arrecadação do IR das empresas nas contas do PIB; se as despesas de instituições sem fins lucrativos contam; se pesquisas anuais de Indústria, Comércio, Serviços, Construção Civil e pesquisas domiciliares entram nas contas, se os serviços financeiros incorporam os fundos de investimentos; se o terceiro setor (ONGs, igrejas e clubes) passa a contar na área de consumo (ao lado de consumo das famílias, por exemplo ou não), e ponto.

Quer dizer, se não for desta forma, não se pode afirmar que o crescimento espetacular de 10,7% do PIB da China é muito superior ao pífio crescimento de 2,9% do Brasil. Portanto, para podermos afirmar isso, temos que verificar se a base de cálculo são as mesmas.

Exemplificando: se o PIB da China crescer 10 % e o do Brasil 3% , insinuando que no ano anterior o PIB tihna sido igual a 1 trilhão de reais em ambos os países, o ganho real seria de 70 bilhões de reais da China sobre o Brasil. Isso é muita coisa? Depende. Se analisarmos que a população da China é mais de 7 (sete) vezes a do Brasil em quantidade de pessoas registradas, que estes 70 bilhões tem de ser distribuídos em 7 (sete) vezes mais pessoas (para poder igualar a equação chamada 'pib per capita') e que o dinheiro (70 bi. a mais) será utilizado em investimentos diversos e mais rentáveis ou mais bem equidistrbuídos em áreas de maior prioridade, temos aí um empate de contas. É isso que os "entendidos" do assunto não conseguem perceber, assim mesmo que 2 e 2 são 5. Então, para a desigualdade exemplificada 10 > 3 E, ser realmente verdadeira, o PIB da China deveria ser superior ao do Brasil em mais de 7 vezes ou a população deveria ser inversa-igualmente inferior em números ordinários.


Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.